A Praia do Atalaia, em Itajaí, foi contemplada com o selo Bandeira Azul, reconhecimento internacional concedido pela Foundation for Environmental Education a destinos que atendem a critérios rigorosos de qualidade ambiental, segurança, infraestrutura e educação sustentável. A premiação foi anunciada em reunião realizada no dia 20 de setembro, em Copenhague, e inclui 60 destinos brasileiros.
Esta é a segunda Bandeira Azul conquistada por Itajaí a Marina da cidade já recebe o selo desde 2021, renovando-o a cada temporada. Para obter a certificação, os locais devem cumprir 38 exigências, como qualidade da água, acessibilidade, gestão ambiental e preservação patrimonial.
A entrega oficial das bandeiras está prevista para o final de outubro, e o hasteamento, que marca o início da temporada, ocorrerá em dezembro. Segundo Maria Heloisa Furtado Lenzi, diretora do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), o reconhecimento fortalece o posicionamento da cidade no turismo internacional: “É comum os europeus procurarem por destinos premiados com a Bandeira Azul”, destacou.
A Foundation for Environmental Education é uma ONG dinamarquesa que atua globalmente na promoção do desenvolvimento sustentável por meio da educação ambiental.