Itajaí conquistou o 1º lugar no Prêmio Abilux 2025 na categoria Exteriores, Fachadas, Monumentos e Iluminação Urbana, com o projeto de iluminação cênica dos prédios históricos Igreja Matriz, Casa da Cultura, Palácio Marcos Konder e Museu Histórico. A premiação foi entregue na noite de quinta-feira (16), em São Paulo, e reconhece iniciativas inovadoras e eficientes em todo o país.


O projeto, inaugurado em junho, desenvolvido em parceria com a prestadora de serviços de iluminação pública e tecnologia LED. Que além de valorizar a arquitetura local, oferece economia de até 85% no consumo energético. A padronização da iluminação busca destacar os contornos dos edifícios, aumentar a segurança e impulsionar o turismo no centro histórico.

Foram instalados mais de 800 equipamentos entre projetores e luminárias nos principais monumentos da cidade. O secretário municipal de Obras, Tarcízio Zalenato, destacou que a conquista reforça o compromisso de Itajaí com a valorização do patrimônio histórico e a melhoria dos espaços públicos.