A palestra aconteceu no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, nesta quinta-feira (9). O evento reuniu autoridades e gestores públicos para discutir os rumos da economia catarinense com foco em inovação, equilíbrio fiscal e gestão orientada por dados.
Durante a apresentação, Siewert defendeu que transformar dados em informação deve ser uma prática permanente no setor público. “Os dados viraram o novo petróleo, com uma diferença: o petróleo é finito; os dados, não”, afirmou. Ele também destacou a importância de decisões sustentadas por evidências e serviços calibrados às preferências do cidadão.
A prefeita Juliana Pavan celebrou a realização do evento como um marco para a gestão pública moderna. “Governar bem também é saber se antecipar, inovar e buscar conhecimento para transformar a vida das pessoas”, afirmou. Ela também reforçou a importância do equilíbrio entre responsabilidade fiscal e políticas sociais.
A secretária da Fazenda de Balneário Camboriú, Magda Bez, destacou a necessidade de preparar a cidade para novas matrizes econômicas, especialmente diante da Reforma do Consumo. “É preciso sair da caixa e apostar em tecnologia, inovação e atração de negócios para manter o ritmo de desenvolvimento”, disse.