A nova Estação de Tratamento de Água São Roque III será inaugurada na próxima segunda-feira (29), às 9h, no bairro São Roque, em Itajaí. A estrutura amplia em até 40% a capacidade de produção de água tratada do município e também beneficia o abastecimento de Navegantes. A obra, construída com recursos próprios do Semasa, busca reforçar a segurança hídrica da região e acompanhar o crescimento da demanda por água.
Com a entrada em operação da nova unidade, o sistema passará de uma capacidade de 1.260 litros por segundo para até 1.760 litros por segundo, um aumento de aproximadamente 500 litros de água tratada por segundo.
A ETA São Roque III foi instalada às margens do canal retificado do rio Itajaí-Mirim, próximo ao ponto de captação da água bruta. A unidade integra o conjunto de estações de tratamento do município, formado pelas ETAs Arapongas, São Roque I, São Roque II e Limoeiro, e passa a ser a principal estrutura de tratamento de água da cidade.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito Robison Coelho, do vice-prefeito Rubens Angioletti, do diretor-geral do Semasa, Celso Hugo Praun Filho, além de outras autoridades, representantes da comunidade e membros da imprensa.
Segundo o Semasa, a ampliação da produção de água passou a ser prioridade a partir de 2025, dentro de um planejamento voltado à modernização do sistema de saneamento. Além da construção da nova estação, o município também desenvolve investimentos em adutoras, reservatórios e novos projetos para fortalecer toda a infraestrutura de abastecimento.
A ETA São Roque III foi construída em pouco mais de um ano por meio de um sistema modular, que permitiu a fabricação e a instalação simultânea de diversos componentes da obra. De acordo com o Semasa, essa metodologia reduziu o tempo de execução e aumentou a produtividade em comparação aos métodos tradicionais de construção.
O investimento foi de R$ 38,5 milhões, totalmente custeado com recursos próprios da autarquia.
Para o diretor-geral do Semasa, Celso Hugo Praun Filho, a ampliação representa uma resposta às principais necessidades da população.
“Na área de saneamento, o aprendizado é constante, mas algumas prioridades são óbvias. Então o que escutamos sobre as necessidades da população no início é o que traduzimos em entregas hoje: água em quantidade e com qualidade, sempre.”
Além da nova estação, o Semasa afirma que os investimentos em novas adutoras, reservatórios e projetos estruturantes devem ampliar a capacidade do sistema nos próximos anos, acompanhando o desenvolvimento de Itajaí e garantindo maior segurança no abastecimento de água para a população.







