Nesta segunda-feira (13), Dia Internacional para a Redução de Risco e Desastres, a Defesa Civil de Itajaí destacou a importância da data. Como oportunidade para reforçar ações de prevenção e educação da população. A cidade, localizada em área vulnerável a eventos climáticos extremos, como inundações e deslizamentos, tem investido em estratégias para minimizar impactos e proteger vidas.
Entre as principais medidas estão o monitoramento meteorológico em tempo real, capacitação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). Realização de simulados, campanhas educativas, atualização dos planos de contingência e investimentos em infraestrutura preventiva.
O coordenador da Defesa Civil, Coronel Onir Mocellin, enfatiza que a gestão de riscos deve ser antecipada e compartilhada. “Mais do que reagir a situações de emergência, nosso foco é trabalhar com planejamento, monitoramento e educação da comunidade”, afirma.
Instituída pela ONU em 1989, a data tem como objetivo promover uma cultura global de prevenção e resiliência. A Defesa Civil de Itajaí reforça que o trabalho preventivo salva vidas, protege patrimônios e reduz custos sociais e econômicos a longo prazo.