A Secretaria da Fazenda de Itajaí passa a utilizar Inteligência Artificial em parte de suas operações, com supervisão humana. A partir desta segunda-feira (6), a iniciativa, fruto de contrato firmado com a Adapta Educação LTDA. Busca tornar a administração pública mais eficiente, transparente e inovadora, posicionando o município como referência em gestão fiscal.
Serão mais de 15 ferramentas de IA aplicadas em áreas como auditoria fiscal, gestão de receitas, contabilidade, finanças, cadastro fiscal, planejamento, orçamento e no portal do empreendedor. A expectativa é de maior previsibilidade, automação de processos, segurança de dados e padronização de informações.
A tecnologia também reforçará o combate à sonegação e às fraudes, por meio da detecção avançada de padrões e anomalias. Para garantir o uso adequado, os servidores da secretaria receberão capacitação específica.
Segundo o secretário Rodrigo Silveira, a IA atuará como apoio às atividades, sem substituir a análise humana. “Ela não substitui a necessidade de um servidor público que analise as decisões, os textos e os parâmetros de relatório por ela implementados”, afirmou.