A Marejada 2025 teve início nesta quinta-feira (2) em Itajaí, reunindo 6,3 mil visitantes no primeiro dia. Considerada a maior festa portuguesa e de pescado do Brasil, o evento celebra os laços culturais com Portugal e segue até 19 de outubro com mais de 100 atrações programadas.
A abertura contou com autoridades, incluindo o governador do Estado, e terminou com um grande brinde. O público “desembarcou” em uma vila cenográfica que remete à tradição portuguesa-açoriana, com bares temáticos, pratos típicos a preços populares e apresentações musicais entre elas, a banda Incandescentes.
Entre as novidades, destaque para o bondinho português cenográfico e as praças de alimentação revitalizadas, como o Estaleiro Marejada e a Cabana do Pescador, onde a sardinha na brasa é o carro-chefe. A festa também resgatou duas atrações tradicionais: o desfile e a presença da realeza, ausentes há mais de uma década. O cortejo será realizado neste sábado (4), às 16h.
A contagem de público é feita por 16 câmeras instaladas no evento, que também reforçam a segurança, integradas à Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil. A Marejada funciona de segunda a quinta das 18h à 00h; sextas até 01h30; sábados das 11h à 01h30; e domingos até 00h.