Os radares eletrônicos recentemente remanejados em Itajaí passarão por aferição oficial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nos dias 17 e 18 de novembro a vistoria é obrigatória antes do início da fiscalização efetiva e garante que os equipamentos estejam dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Após a aprovação, os dispositivos passarão a autuar motoristas que excederem os limites de velocidade.
Segundo a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), o reposicionamento dos quatro equipamentos seguiu análises técnicas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os novos pontos foram escolhidos por apresentarem maior risco de excesso de velocidade e por estarem próximos a escolas e áreas de grande circulação.
Em locais onde a fiscalização eletrônica deixou de operar, a Codetran avalia a implantação de travessias elevadas ou lombadas físicas, seguindo critérios das resoluções do Contran. Um exemplo é a Rua José Eugênio Müller, que foi instalada uma lombada para aumentar a segurança dos alunos. Atualmente, Itajaí possui 42 pontos de fiscalização e prevê aquisição de 10 novas lombadas eletrônicas até 2026.