Seis pessoas foram contratadas e outras 159 avançaram nas etapas de contratação durante o Feirão de Empregos Inclusivo realizado na última quarta-feira (1º), na Apae de Itajaí. A ação foi promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MPE), em parceria com a Prefeitura de Itajaí, com o objetivo de ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Ao todo, 241 candidatos participaram do evento, que contou com 30 empresas oferecendo 250 vagas. Foram realizadas 262 entrevistas, já que alguns participantes foram avaliados por mais de uma empresa.
Itajaí possui atualmente 4,6 mil pessoas com deficiência empregadas, mas ainda enfrenta um déficit de 1,7 mil vagas, segundo o MPT. Das empresas locais, 136 não cumprem a Lei de Cotas, que determina ao menos uma vaga para cada 100 funcionários destinada a pessoas com deficiência.
A iniciativa busca incentivar o cumprimento da legislação e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo. “Santa Catarina está 7% acima da média nacional, com 670 empresas cumprindo integralmente a cota. Mais inclusão aqui significa mais inclusão em todo o Brasil”, destacou Luciana Xavier Sans de Carvalho, do MPE.